Razões para aprender Francês - Des raisons d'apprendre le Français

22/09/2010 23:46

 1 - Uma língua falada no mundo inteiro

 Mais de 200 milhões de pessoas falam francês nos 5 continentes. A Francofonia engloba 68 estados e governos. O francês é a segunda língua estrangeira a ser ensinada no mundo inteiro, após o inglês, e o nono idioma mais falado no mundo. É também, junto com o inglês, a única língua que se pode aprender no mundo inteiro. A França dispõe da maior rede de estabelecimentos culturais no exterior; onde são dispensados cursos de língua francesa a mais de 750 mil pessoas.
 
2 - Uma língua para encontrar emprego
 Falar francês e inglês representa uma vantagem para encontrar um emprego no mercado internacional de trabalho. O conhecimento do francês abre as portas das empresas na França e no exterior, em todos os países francófones, como o Canadá, a Suiça, a Bélgica e no continente Africano. A França, quinta potência comercial no mundo e terceira terra de acolhimento para os investimentos estrangeiros, é um parceiro econômico de primeira categoria.
 
3 - A língua da cultura
 O francês é a língua internacional para a cozinha, a moda, o teatro, as artes visuais, a dança e a arquitetura. Conhecer a língua francesa significa ter acesso em versão original aos grandes textos da literatura francesa e francófone, bem como ao cinema e à música. O francês é a língua de Victor Hugo, de Molière, de Léopold Senghor, de Edith Piaf, de Jean-Paul Sartre, de Alain Delon e de Zinedine Zidane, entre tantos outros.
 
4 - Uma língua para viajar 
 A França é o país mais visitado no mundo inteiro, com mais de 70 milhões de visitantes por ano. Para quem possui noções de francês é tão mais agradável visitar Paris e todas as regiões da França ( desde a belíssima Côte d'Azur até os cumes nevados dos Alpes, passando pelo litoral selvagem da Bretanha ), mas também compreender a cultura, o espírito da população e a arte de viver " à la française" . O francês também é útil quando se viaja à África, à Suíça, ao Canadá, a Mônaco, às ilhas Seychelles, etc.
 
5 - Uma língua para estudar em universidade francesas
 Falar francês permite sobretudo fazer estudos na França, em universidades de reputação ou em grandes escolas de comércio e de engenharia, que se situam entre os melhores estabelecimentos superiores da Europa e do mundo. Os alunos que conhecem a língua francesa podem receber bolsas de estudos do governo francês, para fazerem cursos de Pós-graduação na França em quaisquer disciplinas , obtendo um diploma reconhecido internacionalmente.
 
6 - A outra língua das relações internacionais
 O francês é ao mesmo tempo língua de trabalho e língua oficial na ONU, na UNIÃO EUROPÉIA, na UNESCO, na OTAN, no COMITÊ INTERNACINAL OLÍMPICO, na CRUZ VERMELHA INTERNACIONAL, etc. , bem como em várias instâncias jurídicas internacionais. É a língua das três cidades em que se encontram sediadas as instituições européias: Estrasburgo, Bruxelas e Luxemburgo.
 
7 - Uma língua que dá abertura para o mundo
 Após o inglês e o alemão, o francês é a terceira língua na Internet, vindo antes do espanhol. Compreender a língua francesa permite ter uma outra visão do mundo, através da comunicação com os falantes de língua francesa em todos os continentes e ter acesso à informação através de grandes meios de comunicação internacionais em língua francesa, como os canais TV5 e FRANCE 24, e emissoras de rádio como Radio France Internacionale.
 
8 - Uma língua agradável de aprender
 O francês é uma língua de fácil aprendizagem. Existem numerosos métodos de aprendizagem de francês "Aprenda brincando", tanto para crianças como para adultos. Os alunos também podem atingir rapidamente o nível da comunicação em francês.
 
9 - Uma língua para aprender outras línguas
O aprendizado da língua francesa facilita a aprendizagem de outras línguas , notadamente as línguas latinas ( o espanhol, o italiano, o português e o romeno ), mas também o inglês, dado que o francês originou mais da metade do vocabulário atual da língua inglesa.
 
10 - A língua do amor e da mente
 Aprender a língua francesa é, em primeiro lugar, ter o prazer de aprender uma bela língua, rica e melodiosa, que é, muitas vezes chamada a língua do amor. O francês também é uma língua analítica, que estrutura o pensamento e desenvolve o espírito crítico, o que é extremamente útil em discussões e negociações.
 
 
17 bonnes raisons pour les directeurs d’école et les parents d’élèves de faire le choix du français :   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

—————

Précédent